[Especial] Agile Marketing – Parte 3

[Especial] Agile Marketing - Parte 2
[Especial] Tudo sobre Agile Marketing – Parte 2
13/01/2017
[Especial] Agile Marketing - Parte 4
[Especial] Agile Marketing – Parte 4
18/01/2017
Show all
[Especial] Agile Marketing - Parte 3

Vamos dar continuidade na parte 3 da nossa série sobre Agile Marketing (você pode ver a parte 1 aqui e a parte 2 aqui). Hoje falaremos sobre:

  • Atividades recorrentes
  • Times & Skills
  • Liderança

Vamos lá?

E as atividades recorrentes?

Este é um ponto que pode ser encarado de várias formas. Eu gosto de pegar tudo que é rotina e colocar na agenda. Enviar uma newsletter semanal? Agenda. Criar a campanha de Adwords da semana? Agenda.

Se sabemos que vai ocupar X tempo da nossa semana, removemos este tempo do sprint. Ou seja, o sprint tem menos banda para incluirmos atividades.

Desta forma, sabemos que tudo que é rotina está sob controle. E a melhoria da newsletter? Aquele teste de campanha novo? Esses sim nós colocamos no Sprint!

Nas metodologias ágeis tradicionais, o cliente geralmente está envolvido no sprint. No caso do marketing, é mais difícil operacionalizar desta forma. Em alguns casos o cliente é externo, outros é interno. Existem agências que incluem o cliente nessa operação.

Está gostando do conteúdo?

Cadastre-se para receber todos os nossos artigos em primeira mão, vamos lá?

Nós valorizamos a sua privacidade, não enviaremos spam para você

Qual o tamanho ideal de um time para executar o Agile Marketing?

Para que projetos Agile funcionem bem, é necessário que o time seja pequeno o bastante para conseguir executar as atividades com qualidade, interagindo de maneira intensa e saudável.

Para isso, gosto de dar o exemplo da Amazon, que tem a regra das duas pizzas. O Jeff Bezos instituiu que times de projetos, na Amazon, tem que ter o tamanho necessário para conseguir se alimentar com duas pizzas. Se precisar mais, o time está grande demais.

Acho que o bom senso é o mais importante neste caso. Geralmente empresas maiores tem times muito maiores do que este mínimo. Neste caso, quebra-se em vários times menores, com a devida autonomia. É interessante que este time não permaneça sempre o mesmo. A troca e a colaboração são muito maiores quando misturamos depois de algum tempo.

» Veja também: Como alavancar a sua carreira?

E a liderança?

A metodologia tradicional de Scrum coloca um Product Owner e um Scrum Master, mas eu gosto de simplificar e sempre sugiro ter um líder do processo e o time de execução. Sem papéis adicionais.

Este líder geralmente é o gerente ou diretor da empresa. O papel dele é decidir alguns pontos junto com o time, principalmente no Sprint Planning, e garantir que todos terão a autonomia necessária para executar as atividades planejadas. E hierarquia não é sinônimo de liderança. Isso quer dizer que neste caso o diretor manda menos? Manda! E isso é bom para todos os envolvidos.

Curso Agile Marketing ESPM (SP)

Se interessou por Agile Marketing e quer aprender mais a fundo? Então participe do curso Agile Marketing - uma nova metodologia para gerenciar seus projetos de marketing centrados no cliente que acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 27 de Janeiro na ESPM-SP. O curso será ministrado por Pedro Waengertner, CEO da ACE e Co-fundador do Desafiando o Marketing.

Clique aqui e saiba mais. Lembrando que as vagas são limitadas e já estão se esgotando.

Espero que tenham gostado da parte 3 da nossa série. No próximo e última parte do artigo você verá:

  • Ferramentas
  • Planejamento de Marketing
  • Conclusão

Até a próxima!

Pedro Waengertner
Pedro Waengertner

Empreendedor serial, investidor-anjo e incentivador do ecossistema empreendedor do país, Pedro é cofundador da Aceleratech, considerada a melhor aceleradora de startups pelo LatAM founders e Spark Awards, tem vasto conhecimento sobre as estruturas e processos para criar, consolidar e crescer um negócio. Com formação em publicidade e especialização e marketing , é autor de diversas publicações sobre empreendedorismo, startups e marketing e também coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital na ESPM.