[Especial] Agile Marketing – Parte 4

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[Especial] Agile Marketing - Parte 4

Vamos ao nosso último artigo da série Agile Marketing (você pode ver a parte 1, a parte 2 e parte 3). Hoje falaremos sobre:

  • Ferramentas
  • Planejamento de Marketing
  • Conclusão

Vamos lá?

Ferramentas para viabilizar o Agile Marketing

O método é sempre mais importante que as ferramentas. Hoje surge uma ferramenta diferente por dia, tentando resolver um problema específico.

O mais importante é acertar a metodologia. Eu sempre tento simplificar ao máximo. Geralmente as ferramentas gratuitas já resolvem boa parte do problema.

Um Google Drive, Trello/Evernote/Asana, junto com um quadro branco e um caderninho resolvem boa parte da metodologia. O mais importante é o time chegar a um consenso quanto ao método utilizado e trabalhar de maneira disciplinada para atingir os resultados necessários.

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Como fica o planejamento de marketing no contexto Agile?

“Ah, como estamos trabalhando com Agile Marketing, não precisamos mais de um plano de marketing, certo? A gente vai tocando e vê o que acontece!” Nada pode ser mais distante da realidade.

O método não é uma forma hipster de tocar a área de marketing. É uma forma muito mais rigorosa, diga-se de passagem. Algo mais próximo a um time de Navy Seals do que de uma comunidade hippie. E este tipo de trabalho faz com que os problemas de cada membro da equipe fique evidente.

Conflitos aparecem a todo momento e é fundamental ter um plano. A base de tudo é o Plano de Marketing. Mas não é o modelo tradicional do Plano de Marketing, onde escrevemos um calhamaço no final do ano e engavetamos em janeiro.

É algo muito mais orientado a resultados, com métricas claras e flexibilidade para alterar o rumo das ações para chegar ao resultado esperado. Ou seja, o resultado final não mexe, mas temos flexibilidade para fazer ajustes no meio do caminho.

Conclusão

Espero que você tenha entendido um pouco melhor do que é o Agile Marketing. Seja usando partes do que falei aqui, seja usando bastante, tenho certeza que a forma como as áreas de marketing vão ser gerenciadas daqui pra frente vai mudar consideravelmente. E consequentemente a relação com agências e demais fornecedores. Acredito que agora seja a hora de começar a experimentar e testar novas abordagens.

Curso Agile Marketing ESPM (SP)

Se interessou por Agile Marketing e quer aprender mais a fundo? Então participe do curso Agile Marketing - uma nova metodologia para gerenciar seus projetos de marketing centrados no cliente que acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 27 de Janeiro na ESPM-SP. O curso será ministrado por Pedro Waengertner, CEO da ACE e Co-fundador do Desafiando o Marketing.

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Espero que tenham gostado da nossa série sobre Agile Marketing. Se ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco nos comentários. Ficaremos felizes em te ajudar a implementar o Agile Marketing em sua empresa.

Pedro Waengertner
Pedro Waengertner

Empreendedor serial, investidor-anjo e incentivador do ecossistema empreendedor do país, Pedro é cofundador da Aceleratech, considerada a melhor aceleradora de startups pelo LatAM founders e Spark Awards, tem vasto conhecimento sobre as estruturas e processos para criar, consolidar e crescer um negócio. Com formação em publicidade e especialização e marketing , é autor de diversas publicações sobre empreendedorismo, startups e marketing e também coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital na ESPM.